Enquanto entidade pioneira da aeronáutica ao nível nacional, que perfez 110 anos de existência em 11 de Dezembro de 2019, o Aero Club de Portugal tem vindo a reunir uma coleção artística, documental e bibliográfica ímpar.
De modo a gerir e promover todo esse património foi criado na sua estrutura interna um Centro de Documentação, História e Património, encarregue de conceber o Núcleo Museológico do Aero Club de Portugal, composto pela Sala de Memórias, Sala Pioneiros da Aviação e por Galerias Expositivas em diversos pisos, permitindo aumentar a sua área de exposição permanente e temporária.
Será de relembrar que o AeCP, pelo seu relevante papel aeronáutico foi condecorado em 1959 com o grau de Comendador da Ordem Militar de Cristo e tem vindo a ser distinguido e premiado ao longo da sua história por diversas instituições nacionais e internacionais.
De entre os seus sócios ilustres e sócios honorários, sobressaem Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Sarmento de Beires, Brito Paes, Varela Cid, Carlos Bleck, Humberto da Cruz, Jorge de Castilho, Pinheiro Corrêa, Cifka Duarte, Costa Macedo, Abílio Matos, Humberto Delgado, D. Isabel Bandeira de Mello (Rilvas), e o heroico piloto paraplégico Faria e Melo (único piloto paraplégico a nível mundial a ter voado a solo em avião monomotor a travessia de todos os oceanos e realizado a solo, também em avião monomotor, duas voltas ao mundo) e tantos outros que realizaram, ao longo do seu primeiro século de História, brilhantes ou mesmo heroicos feitos aeronáuticos de relevo mundial.
Outras peças:
Mecenato Cultural: