Seja por diversão, apenas para desfrutar do prazer do voo, ou porque está a começar a sua formação para uma carreira profissional, o Curso de Piloto Particular de Aviões PPL (A) (Private Pilot Licence) é o seu primeiro passo no mundo da aviação.

 

Porquê o PPL?

Seja por diversão, apenas para desfrutar do prazer do voo, ou porque está a começar a sua formação para uma carreira profissional, o Curso de Piloto Particular de Aviões PPL (A) (Private Pilot Licence) é o seu primeiro passo no mundo da aviação.

Nenhum outro curso abre tantas possibilidades para o seu futuro como uma licença PPL (A): pode progredir para diferentes tipos de aviões e actividades que lhe darão uma nova perspectiva de voar, ou avançar na sua formação adicionando novas competências, como a classificação multi-motores (MEP) ou a classificação por instrumentos (IR) que lhe permitem voar em aviões mais avançados ou mesmo em “mau tempo”.

Pode ainda fazer a transição do seu PPL (A) para uma carreira profissional através de um Curso CPL (piloto comercial) ou do Programa Modular ATPL (piloto de linha aérea). Sendo a base de formação para qualquer licença de piloto, o curso PPL (A) é por isso o melhor investimento para se iniciar na aviação.

Porque não o curso de Ultraleves?

É inegável que o curso de Ultraleves é mais rápido e barato.

No entanto, é também consideravelmente mais limitado:

➀ É uma licença Portuguesa, restrita à operação nacional, ao contrário da Europeia no PPL;
➁ Permite operar aeronaves com um peso máximo inferior e que, portanto, apenas levam 2 ocupantes i.e. só pode levar 1 pessoa consigo;
➂ Não permite evoluir para um nível de qualificação aeronáutica superior i.e. se optasse mais tarde pelo PPL não teria qualquer crédito à formação, tendo que realizar o curso completo;
➃ Sendo um curso para aeronaves mais limitadas, acaba por receber uma formação mais simplificada e, portanto, menos completa.

O PPL, por outro lado, é uma licença sem restrições e que lhe permite progredir para outras qualificações mais avançadas (voo noturno, voo por instrumentos, aeronaves multimotores, etc).

Por ser uma formação com um grau de reconhecimento superior, permite-lhe ter créditos à formação em cursos para outras licenças de grau superior (piloto comercial), ou de outro tipo de aeronaves (planadores, helicópteros, balões e até ultraleves).

Em suma, o PPL é uma aposta e um investimento em si enquanto piloto!

O que preciso para me inscrever?

➀ Ter pelo menos 16 anos de idade à data de início da componente prática do curso e 17 anos à data de emissão de licença;
➁ Apresentação de autorização paternal se for menor de idade;
➂ Apresentação de registo criminal válido;
➃ Ter completado a escolaridade mínima obrigatória;
➄ Ter conhecimentos gerais de matemática e física;
➅ Ter bons conhecimentos de língua inglesa ao nível da compreensão falada e escrita;
➆ Ser titular de um certificado médico classe 1 ou 2.

Porquê tirar o PPL no AeCP?

O Curso de Piloto Particular de Avião ministrado na escola de pilotagem do Aero Club de Portugal (EP-AeCP) mantém a qualidade e inovação introduzidas com a reformulação iniciada em 2014 afim de proporcionar ao aluno a frequência de um curso organizado em conformidade com as normas EASA (European Aviation Safety Agency) e reconhecido pela ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil). Estes organismos são, respetivamente, a autoridade aeronáutica a nível europeu e a autoridade aeronáutica nacional.

O ensino, quer da componente teórica, quer da prática, é ministrado por instrutores (na sua maioria pilotos profissionais) de reconhecida experiência consolidada ao longo das suas carreiras profissionais, certificados pela ANAC, e profundamente conhecedores das diferentes vertentes da formação aeronáutica que compõem o curso.

 

Quanto custa o PPL?

O preço de um curso de pilotagem é muito variável e dependente da proficiência do aluno tanto na parte teórica como na prática. Um aluno com uma curva de aprendizagem muito positiva atingirá o desempenho necessário sem recorrer a custos extras como repetição de testes teóricos, horas de voo ou taxas de aterragem.

Assim, o preço final, com tudo incluído, flutua entre os 12 000 € e os 14 000 €.

Quanto custa manter a licença no futuro?

É piloto e agora? Quanto custa ser piloto?

Depende, claro, do tipo de piloto que quer ou pode ser.

Já ouviu certamente o mito de que os pilotos têm que ser “ricos” para poderem voar. Ora, o passeio típico que a maioria dos Sócios do Aero Club de Portugal faz na zona de Cascais ronda os 50 minutos de voo com 2 aterragens para treino. Esse voo custa aproximadamente 130 €, custo geralmente partilhado com o acompanhante. Num avião de 4 lugares, 210 € mas com a possibilidade de dividir por mais pessoas, geralmente é uma opção mais barata para o piloto.

Já uma viagem ao Algarve, por exemplo, rondará os 400 € em ambos os modelos (o quadrilugar é mais caro mas compensa por ser mais rápido).

Se quiser voar o mínimo para manter a qualificação – revalidada a cada 2 anos – conte com um voo de exame de 200 € nesta periodicidade. Sim, apenas 200€ de 2 em 2 anos!

Saiba mais informações entrando em contacto connosco!

 

Para inscrições ou mais informações sobre o curso, entre em contacto connosco.