É com pesar que o Aero Club de Portugal transmite a todos os associados o falecimento do estimado sócio Richard Goldschmidt, no passado dia 06 de Agosto de 2021.
O funeral realizou-se hoje no cemitério do Alto de São João pelas 11H00, saindo da Igreja de Arroios pelas 10H30.
O Aero Club de Portugal presta, desta forma, uma singela e sentida homenagem a este estimado associado que ora nos deixa e apresenta os seus sentimentos à família enlutada.
Richard Goldschmidt nasceu em Luanda, Angola, antiga colónia portuguesa, em 31 de Dezembro de 1932, tendo, desde cedo, demonstrado curiosidade pelo fascinante mundo da aviação, designadamente por observação dos admiráveis aviões que, nessa década, começavam a surgir em Africa, vindos da metrópole, transportando pessoas e correio aéreo.
Concluiu o seu brevet de PPA em Tulsa, Oklahoma, Estados Unidos da América, em 1953. Nesse mesmo ano tornou-se membro do “Oklahoma Flyers”. Entretanto, terminou o curso de manutenção de motores e células, também em Tulsa, na “Spartans School of Aeronautics”, no ano de 1954, que havia iniciado em 1952.
Entre os anos de 1954 e 1956 cumpriu o serviço militar como oficial miliciano na Força Aérea Portuguesa, sendo os primeiros sete meses prestados na Base Aérea n.º 4 nos Açores e o restante tempo na Base Aérea n.º 1 em Sintra. Uma vez no continente, tornou-se, em 1954, sócio do Aero Club de Portugal.
Em 1956 participou, formando equipa com o já falecido Jorge de Lemos Peixoto, na 1.ª Volta Aérea a Portugal, organizada pelo Aero Club de Portugal, ficando classificados em 1.º lugar, no famoso Paulistinha, com matrícula CS-AAE. Foi desse modo, um dos agentes do desporto aeronáutico português que começava a tomar forma.
Ainda em 1956 voltou a Angola, onde esteve a desempenhar funções como Instrutor de simulador de voo da Divisão dos Transportes Aéreos em Angola (DTA), cujo curso havia tirado na TAP, em Lisboa. Ao mesmo tempo foi eleito membro da Direcção do Aero Clube de Angola e instrutor da sua escola de pilotagem, ainda a partir de 1956.
Posteriormente, de regresso à metrópole, esteve como instrutor de simulador de voo na Direcção Geral da Aviação Civil, em Lisboa, entre os anos de 1961 e 1965.
Foi um profícuo colaborador, em Angola e Portugal, da Air Magazine do Aero Club de Portugal, contribuindo com inúmeros artigos, divulgando a Causa do Ar.
Já em 1963, coube-lhe acompanhar um grupo de 5 cadetes portugueses, no Intercâmbio Aeronáutico Internacional com a Civil Air Patrol, em missão aos EUA (Nova Iorque / Estado de Montana / Washington DC) durante cerca de três semanas. Curiosamente, um desses cadetes era D. Duarte Pio de Bragança, actual Duque de Bragança e chefe da Casa Real Portuguesa.
A partir de 1965 iniciou funções nos serviços de abastecimento à aviação da marca SACOR.
Ao nível associativo aeronáutico, desempenhou, a partir de 1963, funções como membro da Direcção do Aero Club de Portugal, primeiro como Secretário-Geral e depois como Vogal. Assistiu à inauguração do Campo de Aviação Conde de Monte Real, em Tires, Cascais.
Foi, ainda, Presidente do Conselho Fiscal do AeCP durante onze anos. Pelo meio, tirou o brevet de piloto de planadores em Alverca, alargando as suas valências para uma melhor divulgação dos desportos aeronáuticos
Em 1971 voltou a participar na edição desse ano da Volta Aérea a Portugal.
Richard Goldschmidt esteve desde cedo ligado ao associativismo aeronáutico, sendo sócio antigo da AOPA, membro da International Fellowship of Flying Rotarians, de que foi Presidente da Secção Portuguesa durante 3 anos, não sendo de olvidar o precioso Troféu IFFR instituído em parceria com o Aero Club de Portugal e que, durante 10 anos, foi sendo atribuído a inúmeras entidades colectivas e singulares que se distinguiram na área da actividade aeronáutica, designadamente na prevenção de acidentes, segurança de voo ou busca e salvamento. O seu júri era constituído por elementos do International Fellowship of Flying Rotarians (IFFR) e do Aero Club de Portugal. Ao presente, esse precioso troféu, obra do escultor Soares Branco, encontra-se à guarda do Núcleo Museológico do Aero club de Portugal, relembrando para a posteridade o esforço e mérito das instituições e individualidades que foram agraciadas com o mesmo.
Richard Goldschmidt desempenhou o cargo de Vice-Presidente da Assembleia Geral do Aero Club de Portugal, sendo ainda membro de outras associações aeronáuticas, onde foi disseminando o seu saber e experiência acumulados ao longo de anos no campo da aviação.
Foi Patrono do Curso PPL(A) n.º 01/2016.